DOENCAS CAUSADAS POR FUNGOS

 

BLASTOMICOSE

 

Blastomyces dermatitidis

 

O B. dermatitidis é um fungo dismórfico que cresce em tecidos de mamíferos na forma de uma célula em brotamento. Ele provoca a blastomicose, uma doença garnulomatosa crônica denominada blastomicose norte americana. Reconhecida somente nos Estados Unidos e Canadá no inicio, agora também na América Central e do Sul, África, Oriente Médio, Polônia e Índia.

 

Morfologia

 

Geralmente o B. dermatitidis aparece como uma célula em brotamento, redonda e multinucleada, com parede birrefringente. Podem ocorrer pequenos segmentos de hifas.

 

Patogenia e Manifestações Clínicas

 

Mais comumente ocorre infiltrado pulmonar associado a uma variedade de sintomas constitucionais indistinguíveis daqueles observados em outras infecções agudas das vias aéreas inferiores, como febre, mal-estar, sudorese noturna, tosse e mialgias. Pode ocorrer pneumonia crônica. Quando disseminados, as lesões cutâneas superficiais são mais comuns, podendo evoluir para granulomas verrucosos ulcerados com bordas que avançam e região central com cicatrização. Ocorrem lesões ósseas, prostáticas, no epidídimo e testículos, principalmente.

 

Diagnóstico

 

Através de amostras de escarro, pús, exsudato, urina e biopsia de lesões. Microscopia a fresco, cultura, inoculação em animal e sorologia.

 

Tratamento

 

Anfotericina B (curativa na maioria dos pacientes com doença pulmonar e disseminada). Cetoconazol e Itraconazol.

 

Epidemiologia

 

É achado comum em áreas endêmicas, principalmente em cães. A blastomicose não é transmissível a partir de seres humanos ou de animais.